sábado, 26 de agosto de 2017

O TEMPO E O ESPAÇO DO PRÉDIO ESCOLAR

            
Sob o impacto de uma história de 80 anos que nos antecede e a responsabilidade de darmos continuidade a essa história, vimos hoje celebrar o tempo e o espaço do Prédio Escolar Brasilino Viegas.
Tempo que se faz história – memória daqueles que por aqui passaram -  e o espaço que se faz encontro – inúmeras presenças que por aqui deixaram suas pegadas: professores, alunos, funcionários, pais...
Essa história de 80 anos, torna-se para todos nós o espelho no qual vemos o valor de uma escola pública.
Aprendemos com aqueles que por aqui passaram, a ler a história de maneira diferente.
Na experiência dos trabalhos diários, aprendemos a recordar relatos da história do Brasilino Viegas. Histórias que se entrelaçam com as histórias de vidas de todos que aqui passaram convidando-nos a reler a nossa própria história, com um novo olhar, reconstruindo-a e  dando-a um novo sentido.
Marcados pela perseverança, acreditamos profundamente na força evocativa e transformadora da história da educação. Encontrar-nos com a história significa caminharmos para dentro do mistério da mesma história.
Com isso, reiniciamos um novo caminho de experiências que consiste não apenas em celebrar a história, mas atualizá-la e reescrevê-la.
Ao comemorar os 80 anos do Brasilino Viegas enaltecemos a memória de uma história marcada por presenças, sonhos, desafios, transformações...
Uma comunidade sem memória não faz história.
As lembranças nos fazem reviver fatos, pessoas, realidades... despertando em nós uma atitude de gratidão.
Trata-se de uma evocação de agradecimento. Por isso a história deste “Prédio Escolar” se revela como um terreno fértil no qual se germinou todo o processo educacional público de nossa cidade.
Hoje, com 80 anos, com o carvalho como símbolo, temos raízes profundas. Temos agora capacidade para irmos além, buscar outros horizontes e alcançarmos alturas desafiadoras.
Tudo isso nos ajuda a abrir os olhos para o novo. Despertando-nos o desejo e mobilizando todas as nossos talentos para o compromisso de ação transformadora na  nossa historia pessoal. 
                           
 Parabéns ao Colégio Estadual Brasilino Viegas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário